terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pesquisa revela prestígio das marcas brasileiras

A ABA, Associação Brasileira de Anunciantes, em parceria com a TopBrands Consultoria de Branding, realizou nos meses de julho e agosto mais uma edição da pesquisa "CONFIANÇA E PRESTÍGIO DAS MARCAS BRASILEIRAS", que avalia a força das marcas com base na lembrança e fidelidade, em diversas categorias de produtos e serviços. O objetivo da pesquisa é fornecer às empresas uma importante ferramenta para o aprimoramento da gestão de suas marcas.

Os resultados detalhados são oferecidos para as empresas utilizarem na gestão de suas marcas e os principais tópicos serão apresentados durante o Fórum Internacional ABA Branding 2013, nos dias 27 e 28 de agosto. "Esta é a décima edição da pesquisa que foi criada para estimular e incentivar a discussão sobre a gestão e evolução das marcas no mercado brasileiro", afirma Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands.

A pesquisa foi realizada nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Brasília com uma amostra de 2020 entrevistados, divididos em cotas por sexo, idade e classe social. Foram avaliadas 15 categorias de produtos e serviços, permitindo, desta forma, comparações entre diferentes setores. As categorias avaliadas foram: automóvel (por fabricante e modelo), bancos, televisores, operadora de telefonia fixa, operadora de telefonia móvel, planos de saúde, supermercados, medicamentos genéricos, sabonete íntimo, analgésicos, emissora de TV, emissora de rádio, jornais, revistas e portal de internet. A metodologia foi elaborada em conjunto com a Quest Inteligência de Mercado.

Uma das análises mais interessantes é que na maioria das categorias, a marca Top of Mind não é a marca com maior número de defensores. Trata-se de uma observação muito relevante, já que "a força de uma marca não reside apenas na lembrança, mas sim na lembrança acompanhada de uma ressonância positiva", como observa Marcos Machado, sócio-consultor da TopBrands. Este é, por exemplo, o caso da TIM, que embora tenha sido a marca Top of Mind na categoria telefonia móvel é a marca com menos defensores entre as quatro grandes operadoras.

A pesquisa revela ainda que a definição dos termos da internet ainda é confusa para as pessoas. Google, que em sua essência é um buscador, é citado como o portal mais lembrado e com maior número de defensores. E o mais curioso é que o número de pessoas que não lembra de nenhum portal ainda é superior ao de qualquer marca, incluindo Google. "Os resultados reforçam a força da marca Google, ao mesmo tempo em que revelam que a Internet ainda é um terreno a ser conquistado pelas marcas.", afirma Machado.

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