segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Programa estimula inovação entre padarias do Vale do Açu

Doze empresas do setor de panificação instaladas em municípios do Vale do Açu apostam em consultorias tecnológicas para melhorar os processos produtivos e elevar a competitividade empresarial. A iniciativa faz parte das ações do programa setorial Qualipão, implementado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte em parceria com o Sindicato da Industria de Panifiação e Confeitaria do estado (Sindipan-RN) e a Associação da Indústria da Panificação do Rio Grande do Norte (Aipan-RN). A proposta é aumentar a rentabilidade de empreendimentos do setor na região, ao incentivar processos inovadores que podem melhorar a competitividade e lucratividade das empresas. As consultorias capacitam os donos de panificadoras a melhorar a gestão do negócio, o processo produtivo e também a qualidade dos produtos derivados do trigo.

A criação de novos produtos e as melhorias na gestão do negócio são apenas alguns dos resultados que já aparece um mês após o início das capacitações. O trabalho iniciado em novembro segue até o mês de fevereiro de 2014. Perlúcio Albano é um dos empreendedores que participam da capacitação. Proprietário de uma panificadora que funciona em Açú há 25 anos, ele está otimista com os resultados obtidos após as consultorias. “Estávamos precisando deste up grade. Dou nota máxima ao trabalho, pois estamos conseguindo frutos muito positivos, como a fabricação de massas diferenciadas e novos produtos que nos diferenciam frente aos concorrentes”, comemora.

As intervenções são desenvolvidas a partir dos programas Sebraetec e Agentes Locais de Inovação (ALI), beneficiando empreendimentos instalados nos municípios de Itajá, Angicos e Lajes, além de Açú. As consultorias e treinamentos abrangem diversas áreas da empresa, dentre elas a gestão estratégica, gestão da produção, melhorias na produtividade, tecnologia da panificação e confeitaria.

Também integram o conteúdo, temas como segurança alimentar e higiene aplicada à indústria da panificação, procedimentos operacionais padronizados, ambientação da loja e apresentação da equipe de vendas. “A ideia é sempre promover melhorias nas empresas atendidas e fazer com que o negócio se consolide no mercado e se torne cada vez mais competitivo. Por abranger as mais diversas áreas, as consultorias resultam em benefícios não só em um setor, mas no negócio como um todo”, opina Fernando de Sá Leitão, gerente do Escritório Regional do Vale do Açu. O Qualipão é viabilizado através do Programa Sebraetec, que subsidia até 80% do valor das consultorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário