sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cientistas criam vidro que não embaça e não reflete luz

Vídeo mostra superfície do "vidro perfeito" expelindo gota de água; tecnologia seria útil, por exemplo, em telas de smartphone, painéis de energia solar e para-brisa de carros.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, garantem ter acabado com as inconveniências do vidro, como reflexos e brilhos indesejados. O novo produto é não só cristalino – diferente dos convencionais, reflexivos naturalmente –, como capaz de expelir gotas de água de sua superfície – portanto, ele não embaça. A descrição do “vidro perfeito”, autolimpante, antirreflexo e antiembaçante, foi publicada no periódico ACS Nano.

O segredo da tecnologia está na superfície do vidro, em que camadas muito finas criam uma lâmina de cones minúsculos. Com altura cinco vezes maior do que a largura, esses cones são do tamanho de grãos de areia. A ideia dos cientistas foi criar propriedades deste revestimento que não só aumentassem a longevidade do objeto, como beneficiasse sua eficácia operacional.

A capacidade de eliminar umidade, por exemplo, seria perfeita para quem usa óculos de natação e para condutores de veículos, que não mais veriam para-brisas embaçados. Placas de geração de energia solar também se tornariam mais eficazes com o novo vidro, já que normalmente chegam a perder 40% de sua eficiência em seis meses de uso por conta de sujeira acumulada na superfície. Em smartphones com telas sensíveis ao toque, a nova tecnologia não só eliminaria reflexos, como resistiria ao suor dos dedos.

Os cientistas filmaram uma gota de água caindo sobre o novo vidro, provando que ele realmente expele líquido. Ao entrar em contato com a superfície, a gota mais lembra uma bolinha de borracha quicando no chão. Assista abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário