Companhia amplia portfólio de serviços corporativos e aposta na propriedade intelectual como um diferencial para conseguir margens maiores.
Desde que assumiu o comando global da HP, em setembro de 2011, a presidente Meg Whitman vem intensificando a estratégia de focar nos produtos e serviços que podem oferecer as maiores margens de lucro para a companhia. E o motivo pode ser visto nos últimos balanços da empresa. De novembro a janeiro, por exemplo, a lucratividade da fabricante teve queda de 44%, o que justifica a preocupação de Meg. No Brasil, a orientação não é diferente.
Na unidade de serviços para empresas, responsável por 28% da receita da HP, a intensificação da estratégia de Meg passa por uma reestruturação do portfólio. O objetivo é focar em áreas em que a companhia possui propriedade intelectual, ou seja, patentes. Nestes segmentos, a empresa consegue ter um diferencial competitivo e, portanto, pode trabalhar com margens maiores e tentar reverter a queda na rentabilidade geral.
A área de mobilidade é um exemplo disso. A empresa tem trabalhado há mais de um ano para ofertar serviços relacionados a aplicativos corporativos móveis, de olho no aumento da necessidade das organizações de acessar informações a partir de qualquer dispositivo. Marcelo Mendes, diretor de vendas da área de serviços da HP, afirma que “atualmente há poucos projetos e muitas conversas”, e acredita no potencial de crescimento para o Brasil.
Ainda dentro de serviços, segurança também é considerada uma área com diferencial competitivo. A fabricante adquiriu três companhias deste segmento nos últimos dois anos, ArcSight, Fortify e TippingPoint, e acumulou patentes que serão usadas como diferenciais.
Com isso, a HP prepara a oferta de segurança como serviço neste ano, plano que faz parte da estratégia que Mendes chama de “servicilização” do portfólio da empresa. “No futuro, vamos oferecer tudo em forma de serviço”, diz.
PCs e impressoras
Há cerca de uma semana Meg deu mais um sinal de que está focada na retomada da rentabilidade da HP. A presidente confirmou a fusão da divisão de PCs com a de impressoras em uma tentativa de reduzir custos e aumentar produtividade. Segundo a empresa, no Brasil as duas áreas continuam atuando separadamente, cada uma com sua vice-presidência.
Fonte:http://crn.itweb.com.br/34449/hp-foca-em-patentes-para-retomar-lucratividade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário