O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) receberá consultoria para a gestão dos seus 23 Institutos de Inovação, a serem criados até 2014, da Sociedade Fraunhofer, instituição alemã sem fins lucrativos especializada em transferência de tecnologia, O acordo entre as duas entidades foi assinado nesta quinta-feira, 21.06, em Brasília. Um dos 80 institutos ligados à Sociedade Fraunhofer, o Fraunhofer IPK apoiará o SENAI na elaboração dos planos de negócios para a gestão nacional dos Institutos de Inovação e também do Instituto de Tecnologia a Laser, que a ser instalado em Florianópolis (SC), onde o SENAI integra o Sistema FIESC.
Além disso, o Fraunhofer IPK dará suporte ao SENAI no desenvolvimento de soluções de gestão para outras sete unidades: os Institutos SENAI de Inovação em Eletroquímica (PR), Automação da Produção (BA), em Microusinagem (SP), em Química Aplicada (RJ), em Metais e Ligas Especiais (MG), em Polímeros de Engenharia (RS) e em Energia Alternativa (RN).
A implantação dos Institutos de Inovação integra o Programa SENAI de Apoio à Competitividade da Indústria Brasileira, que ampliará a Rede SENAI. O objetivo é aumentar a oferta de formação profissional, de serviços técnicos e tecnológicos e de pesquisas em inovação para a indústria.
O programa tem financiamento de R$ 1,5 bilhão do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), ao qual se somarão R$ 400 milhões de recursos próprios na criação, também, de 38 Institutos SENAI de Tecnologia, 53 Centros de Formação Profissional e aquisição de 81 unidades móveis para atender a qualificação profissional onde ainda não há escolas do SENAI.
O acordo firmado nesta quinta-feira, 21.06, não é a primeira parceria entre o SENAI e a Sociedade Fraunhofer. A instituição alemã já participa de ações do Programa SENAI de Logística e participou da criação do projeto de desenvolvimento tecnológico Competir, realizado no Nordeste, e do Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), na Bahia.
Fonte: http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/principal/noticias/show/page/1/tipoNoticia/2/id/10824/portalId/1
Fonte: http://www2.fiescnet.com.br/web/pt/site_topo/principal/noticias/show/page/1/tipoNoticia/2/id/10824/portalId/1
Nenhum comentário:
Postar um comentário