quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Invenções: Chuveiro que recicla água


Tomar um banho, mesmo com chuveiros que consomem pouca água e energia, não deixa de ser uma atividade que desperdiça água. Como deixar de tomar banho não é exatamente uma recomendação ambiental que recebe adesão da massa, um engenheiro britânico, Peter Brewin, resolveu buscar formas de tornar o hábito do banho mais eficiente.
Chuveiro
Desenhou então uma pequena estação de tratamento de água, capaz de capturar, limpar e redirecionar a água usada de volta para o chuveiro, totalmente reciclada. O processo usado para torna-la limpa, explica a Cintep (fundada por Brewin e um amigo), é a pasteurização – o mesmo que elimina impurezas do leite e o torna seguro para consumo.

Mas calma: ninguém precisa usar a água do banho de outra pessoa. A grande sacada da invenção de Brewin é que o usuário pode ligar o sistema e tomar banho com a sua própria água. Uma vez que o chuveiro é desligado, a água é então dispensada e substituída.

Ainda de acordo com a Cintep, o chuveiro reduz em até 70% o consumo de água e energia – uma economia anual equivalente a 73 mil litros de água e 3,585 kWh de energia para uma família de 4 pessoas que tomam banho diariamente. A invenção deve começar a ser vendida na Austrália, Estados Unidos e Europa até o fim deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário