segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Investigadores de Coimbra desenvolvem tecnologia inovadora para monitorização cardíaca


Uma tecnologia inovadora que permite a monitorização remota de doentes cardíacos foi desenvolvida por investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O protótipo “HeartCycle”, designação dada à solução alcançada, foi já testado em pacientes reais e validado clinicamente. Os resultados obtidos constituem um avanço na terceira geração dos sistema de monitorização remota de doenças cardiovasculares.

O trabalho desenvolvido pela equipe de investigadores de Coimbra, nos últimos quatro anos, faz parte de um projeto europeu coordenado pela Philips, com um orçamento global de 22 milhões de euros. Para além da FCTUC, esta investigação envolveu 17 outras entidades, de relevo mundial, designadamente, empresas do setor das comunicações, hospitais e universidades.

O equipamento consiste numa camisola, composta por sensores têxteis capazes de recolher o eletrocardiograma e o cardiograma de impedância, sensores com dois microfones que permitem realizar a auscultação do coração e determinar todos os eventos que ocorrem no órgão e, por último, um dispositivo eletrônico que recolhe toda a informação.

Fundamentais em cardiologia para a avaliação da função hemodinâmica, o débito cardíaco (quantidade de sangue que o coração consegue bombear por minuto) e a resistência periférica (a resistência que as artérias fazem à circulação do sangue) são dois parâmetros que este sistema permite monitorizar.

“O controlo da atividade do coração e das artérias, em tempo real, permite dar informação terapêutica ao doente e ao médico, possibilitando, por exemplo, o ajuste diário da medicação”, explicam Jorge Henriques, Paulo de Carvalho e Rui Paiva, investigadores coordenadores deste projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário