Apesar das incertezas globais, o cenário da inovação permanece em alta no Brasil. Incluindo estrangeiros e nacionais, os pedidos de patentes cresceram 6% entre 2011 e 2012, passando de 31.765 para 33.780. Os números do ano passado são preliminares e, portanto, o crescimento final pode ser maior ainda.
Os números de pedidos vem subindo desde 2010, após a queda observada entre 2008 e 2009 devido ao primeiro impacto da crise econômica internacional. Desde 2009, o aumento acumulado nas solicitações de patentes chega a quase 30%.
Alguns fatores são determinantes para este cenário. Um deles é o aumento da produção de inovação no Brasil, seja por centros de pesquisa estrangeiros atraídos ao País ou por empresas, universidades e institutos de pesquisa que atuam em inovação. Neste último caso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) tem trabalhado em diversas ações de conscientização para que estes grupos percebam a importância da propriedade intelectual e passem a usá-la.
Como forma de estimular ainda mais os pedidos de patentes nacionais, especialmente de pequenos e médios empresários, o Instituto lançará este ano o e-Patentes, sistema que tornará as solicitações muito mais simples.
Fonte: http://www.inpi.gov.br/portal/artigo/pedidos_de_patentes_apresentam_crescimento_de_6_no_ano_passado
Nenhum comentário:
Postar um comentário