sábado, 9 de fevereiro de 2013

A busca por inovação sustentável inspirada nas abelhas


A Honey Bee Network é uma das organizações mais notáveis do planeta.

O professor Anil Gupta foi quem teve esse insight ao ligar a necessidade de se criar conexões de conhecimento com países em desenvolvimento compartilhando o reconhecimento de inovações com a produção do mel pelas abelhas.

Esse processo se aproxima de uma metáfora sobre desenvolvimento sustentável, pois uma vez que a abelha retira o pólen da flor, ela o faz sem prejudicá-la e ainda, ajuda na polinização da planta em outros espaços. E justamente dessa forma Anil pensa em buscar conhecimento em países que estão em desenvolvimento: explorando a capacidade incrível de inovar dessas culturas de forma a enriquecê-los, e não empobrecê-los como normalmente acontece. O princípio é de compartilhar o reconhecimento em relação às inovações adquiridas nessa conexão.

Assim, ele encontrou formas de captura de invenções de modo que o inventor possa se beneficiar financeiramente a partir de uma ideia que anteriormente poderia ter ajudado apenas amigos e parentes. E isso é o que torna essa iniciativa tão única especial: o empreendedorismo de base, e não de mercado, mesmo.

Esta é a Honey Bee Network, que agora tem mais de 10.000 invenções e descobertas em seu site (www.sristi.org/hbnew/).

Fonte: http://www.3minovacao.com.br/blog/acontece-por-ai/2013/02/08/rede-busca-inovacao-em-paises-em-desenvolvimento-de-forma-sustentavel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário