quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Facebook é processado por patente do botão "curtir"


A  empresa Rembrandt IP Management anunciou um processo contra o Facebook, alegando que a maior rede social do mundo utiliza indevidamente patentes depositadas pelo holandês Joannes Jozef Everardus Van Der Meer, já falecido. As patentes estão associadas à empresa de tecnologia Aduna, criada pelo holandês (também chamado de Jos van der Meer). Depois de sua morte, a família fez uma parceria com a empresa Rembrandt, que trabalha na defesa de patentes.

O processo contra o Facebook foi aberto na Virgínia (EUA), segundo comunicado divulgado no dia 5 de fevereiro. A rede social não se manifestou sobre o caso e, procurada pela BBC, disse que não comentaria esse processo.

A primeira patente (nº 6415316) refere-se ao "método e mecanismo para a implementação de um diário na internet", em tradução livre. "As páginas desse diário podem ser acessadas como em um livro, indo para frente e para trás ou acessando diretamente uma página específica", diz um trecho do texto. A segunda (nº 6289362) trata de um "sistema que permite ao usuário manter um catálogo de objetos em rede de seu interesse", em tradução livre. 

O site de compartilhamento AddThis também é citado no processo que busca compensação financeira – o valor não é especificado no comunicado.

"Anos antes do Facebook e do AddThis, Jos van der Meer concebeu e patenteou os aspectos centrais das redes sociais. O sistema de patentes dos Estados Unidos foi desenvolvido para dar aos inventores o direito exclusivo de exercer suas invenções. O Facebook e o AddThis estão usando as ideias das patentes de Jos sem sua permissão ou pagamento", especifica o documento. "Com esse processo, queremos recuperar o pagamento por uso não autorizado de patentes, por parte do Facebook e AddThis." 

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/02/13/empresa-holandesa-processa-facebook-companhia-tem-patentes-de-conceitos-usados-por-redes-sociais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário