A Pfizer anunciou que o US Patent & Trademark Office (Departamento de Patentes e Marcas dos EUA) renovou a patente para o Celebrex® (celecoxib), estendendo a sua exclusividade de mercado até 2 de Dezembro de 2015, incluindo seis meses de exclusividade pediátrica, avança o site FirstWord.
A farmacêutica também disse que abriu processos por violação da patente renovada contra a Actavis, a Apotex, a Lupin Pharmaceuticals, a Mylan e a Teva, todos os que anteriormente apresentaram pedidos à FDA para comercializar versões genéricas do medicamento a partir de Maio de 2014.
"Estamos satisfeitos com a renovação desta patente protegendo a invenção do uso de celecoxib no tratamento da osteoartrite e outras condições aprovadas, e demos início a uma acção judicial para fazer valer os nossos direitos de propriedade intelectual até 2 de Dezembro de 2015", comentou a vice-presidente executiva da Pfizer Amy Schulman. As vendas do Celebrex® atingiram quase 1,8 mil milhões de dólares nos EUA no ano passado.
Em 2008, um tribunal de recursos dos EUA invalidou a patente em resposta a um pedido da Teva, embora o tribunal tenha confirmado duas outras patentes que cobrem o Celebrex®. Um tribunal de recursos canadiano já tinha revertido a decisão de um tribunal inferior de invalidar a patente da Pfizer sobre o analgésico no país, impedindo a Novopharm de comercializar uma versão genérica do produto até Novembro de 2014.
Fonte: http://www.rcmpharma.com/actualidade/medicamentos/07-03-13/eua-prolongam-patente-da-pfizer-para-o-celebrex
Nenhum comentário:
Postar um comentário