Sensor analógico-digital pode detectar se um alimento é bom para consumo ou não é desenvolvido por pesquisadores reunidos da Eindhoven University of Technology, Universitá di Catania, CEA-Liten e da fabricante STMicroelectronics.
O circuito criado dentro do sensor de plástico mede os “sinais vitais”do alimento de dentro da embalagem. Esta informação pode ser comunicada tanto a um dispositivo móvel, como a o sensor que produz um sinal analógico depois convertido em sinal digital.
O objetivo dessa tecnologia é de eliminar a necessidade da impressão de data de validade na embalagem. Todos os anos, milhões de toneladas de alimentos são jogados fora porque a data de vencimento já expirou embora a comida se mantenha em perfeito estado saudável para consumo.
O interessante é que os sensores são feitos com materiais de baixíssimo custo, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido antes do projeto ser concretizado. Porém, essa é com certeza uma solução vantajosa aos supermercados, inclusive.
Fonte:http://www.3minovacao.com.br/blog/tecnologia-2/2013/03/12/sensores-inteligentes-podem-evitar-desperdicio-de-alimentos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário