quinta-feira, 18 de abril de 2013

Willis Carrier: o inventor do ar-condicionado moderno



Willis Carrier foi um engenheiro e inventor estadunidense. Conhecido como o inventor do ar-condicionado moderno. Carrier nasceu em Angola, Nova York. Em 1895, conseguiu uma bolsa de estudos da Universidade Cornell e se formou em 1901 com licenciatura em engenharia mecânica.

Passou então a trabalhar para a Buffalo Forge Company, fabricante de aquecedores, ventiladores e sistemas de exaustão de ar, no departamento de engenharia de concepção de sistemas de aquecimento para secar madeira e café.

Willis Carrier 1915.jpg
(Condado de Erie, 26/11/1876 — Nova Iorque, 07/10/1950) 
Em 1902, ao tentar resolver um problema de qualidade existente na Lithographing Sackett-Wilhelms & Publishing Company of Brooklyn, Willis Carrier apresentou seus desenhos que se tornariam mais tarde o sistema de ar condicionado conhecido hoje.

A instalação em 1902 marcou o nascimento do ar condicionado, por causa da adição de controle de umidade, o que levou ao reconhecimento por parte das autoridades no domínio que o ar condicionado deve realizar quatro funções básicas: 
-Controle da temperatura;
-Controle da umidade;
-Controle da circulação de ar e ventilação;
-Purificação do ar.

Após vários anos de refinamento e testes de campo, em 2 de janeiro de 1906, nasce a Carrier E.U. patente No.808897, invenção que ele chamou de um "aparelho para o tratamento do ar", primeiro tipo de equipamento de ar condicionado no mundo.

Ele foi projetado para umidificar ou desumidificar o ar, aquecimento de água para umidificar e refrigeração de água para desumidificar. A primeira venda do aparelho foi feita no final de 1906 para o LaCrosse National Bank, La Crosse, Wisconsin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário