Uma nova tecnologia que poderá ajudar a restaurar a visão de um grande número de pessoas cegas está para emergir de uma universidade em Melbourne, Austrália.
O sistema de visão Monash, desenvolvido por uma equipe de 60 pesquisadores na Monash University, permite que os usuários cegos possam distinguir objetos e outras pessoas com a ajuda de um implante cerebral com conexão sem fio a uma câmera. Essa câmera poderá ser instalada em um par de óculos ou até mesmo na extremidade de um dos dedos do utilizador.
A câmera capta imagens e as envia, através de um processador digital do chip implantado, para o crânio na parte de trás da cabeça. Este chip estimula o córtex visual por meio de eletrodos, permitindo que o cérebro consiga interpretar as imagens.
O software de reconhecimento facial permite que o usuário identifique outras pessoas junto com outros softwares, que identificam objetos e são compatíveis com o sistema.
Os pesquisadores esperam lançar um protótipo no primeiro semestre do próximo ano, após realização de uma série de testes. Espera-se que, se bem sucedidos os testes, o uso da tecnologia será efetivado em 10 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário