sexta-feira, 26 de julho de 2013

Quando a marca vira produto: Correios comparam Sedex a band-aid, cotonete e gilete



Muitas vezes, um produto vira sinônimo do serviço prestado e ninguém lembra mais o nome original. Foi assim que a lâmina de barbear virou gilete; o papel com adesivo virou post-it e a haste flexível com algodão virou cotonete.

Sucrilhos, jet-ski, bombril, xérox, leite moça, entre outros, são algumas das marcas com trajetória semelhante: a marca virou sinônimo do produto. Pensando nisso, os Correios fizeram um comercial para um dos seus produtos mais bem sucedidos: o Sedex. O comercial inclui o serviço de remessas expressas, o Sedex, como uma marca que virou produto.

No filme, um homem lembra a mulher de comprar mais "hastes flexíveis com algodão nas pontas". Em seguida, comenta com o filho sobre o "adesivo curativo para pequenos ferimentos". No escritório, pergunta se "alguém pegou o bloquinho de papel amarelo com adesivo de fácil remoção". No fim pede à secretária que envie um Sedex.


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