terça-feira, 30 de julho de 2013

USPTO nega patente do movimento de pinça à Apple

A Apple já originou diversas brigas nos tribunais do mundo inteiro contra diversas empresas, principalmente a Samsung, envolvendo patentes de hardware e software, algumas até mesmo difíceis de acreditar.
USPTO nega patente do movimento de pinça à Apple 
Uma dessas disputas “inacreditáveis” era sobre a patente de um movimento em forma de pinça com dois dedos na tela que resultaria em zoom na imagem, texto ou qualquer aplicação. Todos nós estamos familiarizados com o movimento que, para a Apple, foi criado pela empresa em 2007 e concedido como patente exclusiva em 2010. Um detalhe importante é que essa patente foi uma das grandes responsáveis pela multa de 1 bilhão de dólares que a Samsung foi condenada a pagar à Apple.

Porém hoje (30) o US Patent and Trademark Office (USPTO), responsável por regularizar e legislar sobre patentes e propriedades intelectuais nos Estados Unidos – similar ao INPI no Brasil – rejeitou e declarou inválidas todas as 21 solicitações da Apple sobre a patente do movimento de pinça, alegando que a ideia não é patenteável ou já havia sido antecipada. Isso significa que a Apple não é proprietária de tal “tecnologia”, mesmo que tenham sido necessários 6 anos para isso ser percebido.

Com tal decisão a Samsung ganha forças para levar a apelação aos tribunais e recorrer sobre a multa. Nas próximas semanas veremos com certeza mais novidades sobre esse eterno impasse nos tribunais entre Samsung e Apple.

Nenhum comentário:

Postar um comentário