quarta-feira, 18 de setembro de 2013

As vantagens da Marca Coletiva

O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) entregou, no dia 16 de setembro, o certificado de Marca Coletiva à Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango). No evento, foi discutida a vantagem social e econômica da Marca Coletiva, além de um novo projeto na área para a região do Alto Camaquã, que inclui seis municípios do Rio Grande Sul produtores de lã, madeira, couro e outros produtos.

Fonte da Imagem: INPI
Pablo Regalado, da Diretoria de Marcas do INPI, explicou que Marca Coletiva é a identificação de produtos ou serviços produzidos por membros de uma determinada associação ou cooperativa. O pedido deve ser feito sempre por essa entidade representativa.  Entre as vantagens da Marca Coletiva, estão a redução dos gastos com propaganda e marketing e a facilidade de entrada em novos mercados.

Segundo Fernando Hottz, produtor e presidente da Amorango, o produto identificado pela Marca Coletiva ganha maior credibilidade do mercado e, com o tempo, dos consumidores, o que facilita a comercialização.

O Sebrae apoiou a Associação, que já conta com 18 famílias, no processo de criação da Marca Coletiva e, atualmente, atua dando suporte para que a Amorango possa seguir com seu trabalho. “Há, anualmente, encontros técnicos com todos os membros da Associação, em que são apresentadas novas tecnologias de produção”, conta Márcia Moreira, representante do Sebrae.

O INPI concedeu até hoje 85 Marcas Coletivas, sendo 69 brasileiras e 16 estrangeiras. De 2010 até o momento, houve um aumento de 39% nos pedidos. 

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