quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Embalagem pode ser plantada após o uso

“Coma a sua comida, crie uma planta, salve o planeta”. Essa é a ideia de Michal Marko, estudante de design da Universidade Tomas Bata, na República Tcheca, que criou uma embalagem de comida para viagem totalmente biodegradável.

O design da embalagem permite que ela vire um suporte para plantar sementes. Depois, quando enterrada junto com a planta, se dissolve completamente e é absorvida pela terra, enquanto as raízes crescem.

Após comer o conteúdo da embalagem, você pode usar as sementes que vêm presas no próprio rótulo, que contém estampado a frase do início deste texto.

Essa inovação mostra a tendência à se pensar cada vez mais em produtos sustentáveis, que tragam valor social. A 3M do Brasil, conectada com essa necessidade, apostou na Massa do Bem, projeto desenvolvido durante o 1º Prêmio 3M para Estudantes Universitários, realizado em 2006. A equipe da Faculdade Metrocamp de Campinas desenvolveu a massa, que consiste em pequenas cumbucas de massa de pão, chamada na época de Emsopão, utilizadas para servir sopa aos moradores de rua. Além de alimentar, a massa elimina problemas ambientais e de higiene causados por embalagens descartáveis de isopor, alumínio ou plástico.

O Instituto 3M apostou nessa ideia e contratou o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), de Campinas (SP), para enriquecer a Massa do Bem. Com isso, foi adicionado nutrientes para que a refeição fosse realmente completa: cada cumbuca possui em média 250 gramas com até 1000 calorias, metade da ingestão diária recomendada (IDR) a um adulto.

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre esse projeto social: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário