sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Inovação no Amazonas avança e eleva número de patentes

O número de patentes de novos produtos solicitadas no Amazonas mais que dobrou nos últimos seis anos, segundo dados do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O número reflete o bom momento para inovar no Estado, com a implantação de novas incubadoras de tecnologia e investimentos diretos feitos por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Maria Olívia Simão, este avanço foi possível, em parte, devido a um planejamento mais eficiente das políticas públicas do setor. “No momento em que o Estado colocou a política de desenvolvimento e tecnologia em prática, ele passou a ter também mais direcionamento para as verbas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e da Lei de Inovação, destinadas para esta finalidade”, observa.

A diretora-presidente observa ainda que a política de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do Estado ainda é bastante recente,  uma posição desfavorável na comparação com a produção de Estados com tradição no segmento. “São Paulo possui incubadoras que têm 50 anos. A nossa incubadora mais velha acaba de completar dez anos e elas são fundamentais para fazer a ponte entre a inovação e o mercado. Ainda temos um longo caminho pela frente, mas inovar é sem dúvida a melhor alternativa para sermos independentes do Modelo Zona Franca de Manaus”, pondera Maria Olívia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário