quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Seminário aborda desafios para ciência e sustentabilidade

Os desafios para o Brasil avançar no caminho do desenvolvimento sustentável serão debatidos nos dias 21 e 22 de novembro, no Rio de Janeiro, por cientistas brasileiros e estrangeiros, jovens pesquisadores, empresários e autoridades do setor.

Eles participarão do Seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade, que será realizado na sede da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O encontro é aberto ao público.

O evento tem como tema central “Ciência para o desenvolvimento sustentável global”, que também conduzirá os debates do Fórum Mundial de Ciências (WSF), a ser realizado de 24 a 27 de novembro na capital fluminense.

O seminário é realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outras instituições.

Os debates contarão com a participação de cientistas como o professor W James Shuttleworth, da Universidade do Arizona (EUA), e de Indira Natha, do Blue Peter Research Centre (India). Entre os brasileiros estão o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Sergio Machado Rezende; Luiz Eugênio Mello, da empresa Vale; Jailson Andrade, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Helena Nader, presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). 

O presidente do CGEE, Mariano Laplane, lembra que os países da América Latina e do Caribe alcançaram progressos significativos no que diz respeito ao crescimento econômico e à redução do desemprego e pobreza, mas ainda enfrentam grandes desafios para avançar no caminho do desenvolvimento sustentável.

“Precisamos melhorar, particularmente no que tange à capacidade de produção de bens manufaturados de maior complexidade tecnológica e na transformação do perfil produtivo da região”, afirma.

Durante o evento, será apresentada uma síntese dos principais resultados dos sete encontros preparatórios ao Fórum Mundial de Ciência, ocorridos desde o ano passado em todo o país.

Os participantes também divulgarão a Declaração da América Latina e Caribe para o FMC, que lança as bases de um plano estratégico regional para a resolução de problemas comuns para as próximas décadas.

Informações sobre o seminário podem ser obtidas no site http://fmc.cgee.org.br.

Clique aqui e acesse a programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário