quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Propriedade Intelectual ganha cada vez mais espaço no meio acadêmico

É o que comprova a sexta edição do Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID), cuja abertura aconteceu ontem (26/11). O evento, que segue até quinta-feira ( 28/11), está proporcionando a oportunidade de valorizar e compartilhar os conhecimentos acumulados pelo INPI e outras instituições da área, ainda nova como campo de estudos acadêmicos.

Presente na abertura do Encontro, a diretora de Cooperação para o Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Denise Gregory, destacou que o evento vem crescendo de importância, tanto que é promovido pela primeira vez em uma instituição de ensino superior, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), com mais de 300 inscritos.

Segundo Denise, o ENAPID contou ainda com a parceria da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), que viabilizou a promoção de palestras internacionais. De forma geral, o evento abordará temas que vêm sendo trabalhados constantemente pelo INPI, como fomento à Indicação Geográfica, patentes verdes, Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), estratégias de negócios e ensino na área.

Já Rita de Cassia Pinheiro Machado, da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação, reforçou os avanços obtidos pelos cursos promovidos pelo órgão e a presença dos alunos no ENAPID, muitos deles apresentando trabalhos acadêmicos. A professora Marinilza Bruno de Carvalho, da Uerj, destacou a parceria institucional com o INPI, que dura 15 anos. Recentemente, foi renovado um acordo de cooperação para formação de bibliotecários na pesquisa de patentes, que tem tido grande procura por outras instituições de ensino do estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário